quarta-feira, 16 de maio de 2012

Estamos a quinze dias do lançamento do livro Vozes de lá e de cá!


No dia um de junho, dia da criança, sem ser por acaso a escolha do dia, será lançada a nossa obra, uma obra constituída por cinquenta textos, muitos de cá e alguns de lá, do Brasil. Foram todos redigidos com amor, amor pela escrita.
Mas convém contar a história do nascimento desta obra, que muito deve às redes sociais e à boa vontade de quem trabalha com a escrita, com a leitura e com alunos.
Algumas das personagens desta história conheceram-se através do Facebook, um mundo fantástico que nos permitiu descobrir uma escritora de «mão cheia» e de uma enorme generosidade. O seu nome é Teresa.  
A Teresa Maria Queiroz aceitou um convite da Biblioteca Escolar da Escola André de Resende para vir falar, na Semana da Leitura, sobre o que leva alguém a escrever, como pôr no papel aquilo que nos vai na alma. Foi este o primeiro capítulo desta história.
Mas temos de fazer uma pausa na narrativa. Temos de explicar que a nossa escola é uma escola aLer+, é uma escola que fomenta a leitura, que está integrada em programas que promovem a leitura mas que também sempre quis promover a escrita.
Algumas professoras de Português tiveram o privilégio de conhecer a Dra. Paula Sande, uma professora que leciona em Arraiolos, autora de um projeto de escrita, que aponta para oficinas de escrita integradas nos horários dos alunos. Generosa que é, «ofereceu-nos» o seu projeto para que o alterássemos à medida de uma escola de 2º e 3º ciclos, à nossa medida e à medida das nossas necessidades. Foi assim que nasceu o projeto Ler+ Escrever Melhor, apadrinhado pelas coordenadoras da Biblioteca Escolar e do Departamento de Línguas.
Retomemos, então, o relato.
Nas férias de verão, a Teresa, entretanto já editora da Pastelaria Studios, lembrou-se de desafiar a biblioteca para integrar um projeto de escrita que envolveria a criação de um DVB.
É este, então, o segundo capítulo. Reunimo-nos para definir as linhas orientadoras, assentámos na criação deste blogue e tentámos criar ligações com os países lusófonos fazendo deste blogue uma plataforma, em que se estabeleceriam as relações para que as vozes de lá e de cá se ouvissem. A coordenadora da BE, a professora Helena Quadrado, assumiu a coordenação das Vozes, enquanto projeto da Biblioteca, e a professora Helena Salvação Barreto, membro da equipa da BE, coordenou o blogue, mantendo sempre em aberto o diálogo com a Pastelaria Studios, seguindo as suas orientações.
Mais capítulos se seguiram e a meio do percurso nasceu o livro! Os nossos alunos perceberam que os seus textos iriam ser publicados e eles iam tornar-se «autores» nesse mundo fantástico dos livros! Os seus trabalhos, produzidos nas aulas de escrita do projeto Ler+ Escrever Melhor, ou nas nossas aulas, dedicadas à escrita, deram um livro. O nosso livro, Vozes de lá e de cá.
Mas este não é o fim… É, sim, um começo…
Como diz a Teresa, não conseguimos chegar tão longe, fisicamente, quanto o desejaríamos, só tivemos respostas do Brasil, a professora Anna Manguinho fez os possíveis para que o existisse, e o que alcançámos com os nossos miúdos foi mágico. E estamos prontos para continuar!
Obrigada, Teresa Maria Queiroz e Pastelaria Studios, pela aposta em nós.

2 comentários:

  1. Não resisto a acrescentar a este bonito texto um pequeno pormenor e que a autora do mesmo se esqueceu de referir... A alma deste blog foi, tem sido e é a Profª Helena S. Barreto e os alunos do 8ºB e D, 7ºG e 2ºJEV agradecem-lhe a prontidão com que sempre publica e acarinha os seus trabalhos! Nas nossas aulas já visitámos o blog e ficamos sempre orgulhosos de poder participar mum projeto como este!

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Para nós, desse lado de cá brasileiro, foi um prazer imenso participar de um trabalho como este. Nossos meninos estão maravilhados com a possibilidade de seus textos atravessarem o oceano e serem lidos pelas crianças do lado de lá. O trabalho da Professora Helena Barreto junto a seus miúdos rompeu as barreiras espaciais e despertou maior interesse pela leitura nos nossos alunos.

    Obrigada, Lena

    ResponderEliminar