quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Évora é especial todo o ano

A cidade de Évora é pequena, tranquila. É uma cidade de brancura e sossego. É agradável para viver e para visitar, pois tem um vasto património monumental, aliás foi declarada Património da Humanidade pela Unesco.
Tem uma imponente e rica Sé, o Templo Romano, várias igrejas, a Praça do Geraldo, no centro da cidade, o Aqueduto de Água de Prata, a Capela dos Ossos, entre outras relíquias do passado. Adoro ir à Sé com os meus avós e estar na Praça do Geraldo, o coração da cidade. É uma praça grande, por vezes agitada, nomeadamente em altura de festas, feira do livro ou de outros eventos culturais. No centro da Praça, encontra-se uma bonita fonte. Os pombos costumam ir aí beber e eu gosto de me sentar num dos bancos que a rodeiam a conversar com os meus amigos ou ouvir o som da água a cair.
Évora é especial todo o ano, porém, para mim, destacam-se dois períodos. Em junho temos a feira de São João, no Rossio, paragem obrigatória para todos os Eborenses. Vivemos momentos de alegria, festa, descontração, pois coincide com o fim da escola e o inicio do verão. Também gosto muito de Évora pelo Natal, a cidade fica toda iluminada. No exterior da Igreja de Santo Antão, na Praça do Geraldo, ergue-se um grande presépio, desde pequena que gosto de vê-lo.
Do que gosto menos da cidade é da sua monotonia, pois não acontece nada de novo e tudo se repete. Tenho uma vida muito normal. Moro num bairro gigante. Aí gosto de andar de bicicleta, de jogar futebol, ténis e volleyball com os amigos.
Ando na escola André de Resende. Não é muito grande. Habitualmente, no intervalo, costumo passear pela escola com os meus amigos e falar do que aconteceu no fim de semana. No tempo de escola não podemos fazer grande coisa, pois temos que estudar. Adoro ler todo o tipo de literatura, mas o meu género favorito é o romance.
As minhas expetativas para o futuro são semelhantes às de muitos jovens da minha idade. Espero ir para uma boa faculdade e tirar o curso. Daqui a dez anos espero ver-me a viajar pelo mundo e a fazer o que gosto.

Raquel Copeto
8ºE  

Sem comentários:

Enviar um comentário