quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Évora


Évora é uma pequena cidade, calma e tranquila. Aqui não há muitas lojas, nem centros comerciais, facto que lamento, mas mesmo assim  gosto da minha cidade, talvez por ter nascido aqui, pela humildade das pessoas ou até pelos campos que a rodeiam, até a minha vista se perder no horizonte.
A Praça do Giraldo é o centro de tudo. As pessoas, pacatas e pacíficas, vagueiam por ali. Pequenas e estreitas ruas saem dali como os ramos de uma árvore. Uma fonte dá vida àquele lugar. Os pombos saltitam à procura de um lugar para descansar, tornando aquele espaço mais pitoresco.
O centro histórico é rodeado por uma muralha como a dos castelos. O Templo Romano, também conhecido como Templo de Diana, é o cartão de visita da cidade.
O meu local favorito fica próximo de Évora. É uma pequena terra escondida por trás dos montes, chama-se Escoural, um refúgio calmo e bucólico. O seu ar é puro, a paisagem verde, os montes altos tocam subtilmente os céus, as casas térreas preenchem aquele paraíso, salpicando a rua de branco e amarelo .
Évora desperta-me tranquilidade, é o melhor lugar para estar, pensar… longe das grandes cidades, poluídas e barulhentas. As suas gentes são autênticas e humildes, transmitem-me segurança, confiança.
Vivo num bairro longe da cidade e da minha escola, mudei-me há pouco tempo para lá e ainda não conheço muita coisa, mas ali não se vê ninguém nas ruas, de vez em quando apenas passa um carro ou outro. Há um parque ali perto e muitos jovens da minha idade vão até lá, mas ainda não tive coragem para fazer amizades. Na verdade, ainda me estou a habituar, aliás, acho que aqui nunca me sentirei em casa.
A minha escola já está velhinha, mas eu não me imagino noutra. Há pessoas altas, baixas, magras, gordas, bons alunos, maus alunos, de todas as cores, como em todas as escolas , mas acho que, no fundo, somos todos bem aceites.
Daqui a dez anos imagino-me a tirar um curso e a assinar os papéis do meu ateliê… talvez aqui em Évora.

Ana Almeida
8ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário