domingo, 8 de janeiro de 2012

A cidade dos nossos tempos…

Évora é uma das cidades mais belas de Portugal! É uma cidade de paz e harmonia, que se descobre em cada canto, com clareza e paixão pelos que aqui vivem. No fundo do seu coração e da sua alma encontram-se mil lendas perpétuas e grandiosas, que marcam a história desta cidade. Por detrás da muralha descobrem-se monumentos que contam aventuras e vivências dos nobres reis e rainhas, de príncipes e princesas, estão situadas casinhas, pequenas e modestas, com portas baixas, de madeira danificada e frágil, destruídas pelos anos e o mau tempo rude e furtivo, do inverno. Pelas chaminés sai um cheiro leve, como uma pena, o cheiro da sopa caseira da avó, que nunca mais se esquece…
Pode ser simples e humilde, no entanto, cativa o olhar de todas as pessoas que passam pelos jardins, revestidos de tons lilases e dourados, que transluzem a luz dos raios solares da primavera. São lugares acolhedores e delicados, que apresentam costumes e tradições de outras épocas, que ficaram nas nossas memórias… Com as luzes a brilhar no meio da noite estrelada de junho, a Feira de S. João é iluminada pelos sorrisos das crianças, com os seus balões na mão a desejar dar mais uma volta de carrossel, que gira sem parar, voando até às nuvens. O algodão doce, farfalhudo e redondo, recorda a nossa juventude, as nossas emoções e sentimentos, desfazendo o seu aroma nas nossas bocas, revelando a criança que há em nós.
Lugares maravilhosos permanecem nesta cidade, mostrando a todos os que passam por cá a beleza de viver, fascinando cada olhar, de cada pessoa que contempla a arte, que voa livre, como uma andorinha.
 Leonor Ferreira
 8ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário