sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Évora, cidade monumental!

      Évora, cidade monumental! As muralhas frias ocultam as relíquias do passado. O templo romano nasce no meio de um jardim, onde as flores florescem, as ervas crescem e os pássaros nascem. A Sé contempla a cidade, erguendo-se por entre as casas brancas harmoniosas. As pessoas simples e humildes vagueiam pelas ruas estreitas, que nascem das maiores ruas. A praça transmite convívio e alegria a este local pouco vasto. Os cafés de esquina regam os cantos das ruas. A maresia dos campos em volta da cidade deixa o ar passar por entre as ervinhas, tornando-o fresco no inverno e quente no verão. As lojas, em pouco número, recebem as pessoas com dedicação e humildade.
      As igrejas fortificam a cidade, tornando-a acolhedora e dando-lhe um ar antigo. O palácio D. Manuel, no centro do jardim público, representa os tempos manuelinos, onde os reis viveram.
      O Aqueduto das Águas de Prata percorre uma vasta parte da cidade.
       As casas, geralmente pintadas de branco, com o rodapé amarelo ou azul, são históricas, tornando-se especiais por as famílias antigas, de outros tempos, lá terem vivido. Cada casa tem uma história para contar.
      Um dos lugares que me cativa é uma aldeia, filha de Évora, a Torre de Coelheiros. Um local magnífico, com aproximadamente 817 habitantes.
      Esta aldeia cativa-me pela dignidade que tem em receber as pessoas que vão visitar as suas famílias. Na aldeia, o castelo magnifica as casinhas pequeninas que dão vida às pessoas, o jardim, regado diariamente, permite que as crianças aí possam brincar e usufruir desse local. A escola situa-se no interior do castelo, onde as crianças aprendem e conhecem a vida.
      O campo em volta da aldeia torna-a uma ilha, rodeada das mais pequenas ervinhas, às maiores árvores. As pessoas mais antigas confortam-se no doce lar das suas casas.
      Esta aldeia, como Évora, tem bastantes costumes, como a matança do porco, a ceia no Natal, o borrego pela Páscoa e alguns pratos típicos, como a açorda, as migas e a carne de porco à alentejana. Pratos que dão vida à cidade e à aldeia, tornando-as tão especiais.
      Évora é a filha de Portugal, a Torre de Coelheiros é a filha de Évora, os locais monumentais que me dão vida e, no futuro, espero que continuem especiais para mim e que me façam recordar os melhores momentos, pois é destes que a vida é feita.

Daniela Alvarinho
 8ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário