domingo, 8 de janeiro de 2012

Évora, cidade museu


Évora é a sede de um dos maiores municípios de Portugal. Pode-se chamar a Évora «Cidade Museu», pois o seu centro histórico bem preservado é um dos mais ricos em monumentos em Portugal. Aí encontramos vários monumentos como o Templo Romano que se situa no ponto mais alto da cidade. Évora, a cidade onde eu nasci, foi declarada em 1986 Património Mundial pela UNESCO.
Évora está rodeada de muralhas e no seu interior salienta-se a tradicional pintura das casas em cal (branco). Em Évora é tradicional a cor branca que traduz a sensação de paz e de tranquilidade.
    Em Évora gosto mais da Praça do Giraldo, pois é o coração da cidade. Num lado, podemos observar o Banco de Portugal e do outro a Igreja de S. Antão. No centro da Praça destaca-se a grande e imensa fonte manuelina no cimo da qual podemos ver uma bela coroa real.
   O que eu gosto mais na Praça do Giraldo é de passear ao longo de uma extensa arcada ao longo da qual encontramos pequenas lojas.
Em Évora, existem costumes e tradições, como por exemplo, o folclore, um dos grupos folclóricos chama-se «Flor do Alto Alentejo». Temos ainda os cantares alentejanos.
    Évora suscita em mim a sensação de antiguidade, mas também de paz e sossego, pois lembro-me que, quando era mais nova, ia para o campo tratar das ovelhas com o meu bisavô e cuidar das flores com a minha avó. Évora está rodeada de campo, isso agrada-me porque no contacto com natureza só se ouve o chilrear dos pássaros e, nas tardes de outono, a brisa do vento.
     O meu bairro situa-se fora da cidade, é um bairro com uma construção nova, em que já não se vê a tradição dos rodapés em tons de amarelo e azul. A minha casa situa-se ao pé do campo, onde posso andar de bicicleta. O campo faz-me descontrair dos meus pensamentos, tenho tranquilidade e posso respirar o ar puro da natureza.
     Estudo na escola André de Resende, onde passo a maior parte do tempo, foi lá que fiz novas amizades e onde aconteceram algumas zangas, mas sempre gostei de aqui estar.
      No dia-a-dia vou para a escola e, duas vezes por semana, vou para a equitação para libertar o stress. Gosto de viver rodeada de animais, tenho muitos no quintal e na minha casa. Também gosto muito de pintar coisas abstratas que são fruto da minha imaginação. Não sou uma amante de leitura, mas, por vezes, é necessário ler para saber mais.

Ana Direito
8ºF

Sem comentários:

Enviar um comentário