domingo, 8 de janeiro de 2012

Uma cidade antiga e humilde, a minha cidade


Uma cidade antiga e humilde onde a calma paira dia após dia, com a leveza da natureza . Uma cidade com história e repleta de ilustres figuras.
  Nela existem vários recantos e eu tive oportunidade de escolher o meu. Lá, sinto-me bem, confortável. Tranquiliza-me, é como se estivesse ali nascido! Sabes, quando fechas os olhos e só te imaginas lá, naquele lugar...diferente de todos, mas que só tu sabes o que ele te transmite? É isso mesmo... eu sinto-o e faz-me sentir diferente, como se visse as almas queridas de quem tanto tenho saudades.
  Na época do verão abrasador, pelas festas populares, faz-se tradicionalmente a fogueira das portas da Avis. Para lá e para cá, andam pessoas saltando numa folia contagiante. Outra comemoração muito importante desta cidade é o 25 de abril, que representa o fim da ditadura em Portugal. Nesse dia, à meia-noite, lançam-se foguetes em nome da tão ansiada liberdade. É emocionante, porque ainda hoje há pessoas que presenciaram a verdadeira revolução de abril e choram ao recordar o que viveram.
Esta é a minha cidade. A serenidade da brancura caída sobre cantos e recantos torna Évora uma bela cidade. Mal desmaia o sol e sobe a noite, ganha outra vida junto de luzes ténues que lhe conferem um ambiente medieval. Na nebulosidade do tempo, o ar tem um cheiro a castanhas quentes, Évora tem a sua história e aqui cada um tem a sua.

Daniela Geadas
 8ºE


Sem comentários:

Enviar um comentário