terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Évora é única.

       Chamo-me Helena e venho falar da minha cidade. Évora é única. As ruas… as ruas são quase todas em calçada, estreitas e repletas de História. Cada rua tem uma história para contar. Aqui não há fóruns nem centros comerciais, mas passamos sem isso.

      O monumento mais importante desta cidade é o belo e antigo Templo Romano. Fica no centro da cidade e é sempre encantador passar por lá, principalmente à noite, quando está tenuemente iluminado.
      O local que mais me cativa em Évora é a praça do Giraldo, sobretudo de manhã, quando nos fins de semana a percorro serenamente, sem pressa, para fazer compras ou passear… Pressa é algo que por aqui não predomina. Os alentejanos – naturais da região do Alentejo, onde fica Évora - são calmos, pacatos e descontraídos. São amantes da natureza e do meio rural. Costumam ir para o campo desfrutar da beleza primaveril que cativa pela sua cor e cheiro, abrindo o apetite para a gastronomia tradicional da segunda - feira de Páscoa: o borrego e o folar.
            Évora é uma cidade que me desperta imensos sentimentos e emoções. É uma cidade romântica com locais encantadores para conviver, conversar, namorar…
      O meu bairro situa-se a cerca de três quilómetros da cidade. É o bairro mais calmo de Évora, um lugar onde não há barulho e os vizinhos são simpáticos… Tenho lá imensos amigos, todos mais velhos do que eu, mas as amizades não escolhem idades. Tem uma vista magnífica, do meu quarto avista-se toda a cidade e é emocionante acordar e avistar a imponente paisagem.
      A minha escola fica perto da minha casa, o que é muito vantajoso. É na escola que estou com os meus amigos e passo a maior parte do dia, pois em Portugal temos uma carga horária bem pesada.
      No futuro, a vida por aqui adivinha-se complicada, a minha geração será a mais afetada. A falta de emprego preocupa toda a gente, quer dizer, os que querem trabalhar, claro, mas talvez um dia tudo melhore…

Helena David,
8ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário