terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Vivo em Évora



Vivo em Évora, uma cidade no norte do Alentejo, muito pequenina, mas, ao mesmo tempo, única e especial. Évora é como uma pessoa no meio de uma praça cheia de pessoas, mas que se destaca por ser tão linda… É uma cidade que transborda culturas e tradições.
A brancura de Évora é fora do normal, deslumbrante… se formos a outra cidade do país, constatamos que Évora é mais bonita…
No outono, Évora fica nostálgica, com tons de castanho, dourado, amarelo e ruas ladeada de árvores altas e lindíssimas, com folhas a rodopiar no ar e nas calçadas…
No centro histórico, encontramos alguns monumentos magníficos como o Templo Romano, a Catedral e o Palácio de D. Manuel.                           
O local da cidade que mais me cativa é, sem dúvida alguma, o largo Conde de Vila Flor, onde se situa o Templo Romano e a Biblioteca Pública. Esta é um edifício enorme e bastante charmoso, onde além de se cultivar o gosto pela leitura, também se desenvolvem algumas atividades culturais.
Os costumes & tradições de Évora são, por exemplo, a matança do porco e a feira de São João, em junho. No âmbito da gastronomia, temos a açorda e a carne de porco à alentejana. Em Évora, existem também lendas bastante conhecidas como a lenda da Igreja de Nossa Senhora da Boa-Fé, a lenda da Cruz do Preto, entre outras.
Évora é única, uma cidade monumental, cheia de importantes vestígios do passado. Adoro viver em Évora!!

  Teresa Costa
8ºE         

Sem comentários:

Enviar um comentário