quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Os olhos também comem

O centro histórico de Évora é um dos mais ricos de Portugal, sendo assim considerada cidade-museu e Património Mundial. As suas maravilhosas igrejas e conventos escondem histórias que perduram através do tempo, como por exemplo, a Sé de Évora ou o Convento da Cartuxa.
A maravilhosa praça do Giraldo, situada no centro de Évora, é de visita obrigatória pela beleza da sua igreja e pela brancura, harmonia e simplicidade de alguns edifícios. Uma das ruas que sai da Praça do Giraldo era a antiga judiaria.. Ao longo do ano, podemos desfrutar de bons momentos de descanso e de descontração nas suas esplanadas, enquanto apreciamos os arcos e o casario branco que a rodeia. Uma fantástica fonte ergue-se na praça com as suas oito carrancas que correspondem às oito ruas que aí desembocam.
     Caminhando por Évora somos perseguidos pelo branco das casas que enche o nosso espírito de paz e de tranquilidade e a calçada conduz-nos até recantos e sabores inesquecíveis. Quando nos sentamos à mesa não conseguimos resistir a uma perfumada açorda alentejana… Évora também nos seduz pelos seus sabores.
          A nossa especialidade, a que cativa as pessoas de fora, é a gastronomia. Pratos de caça, queijos de Évora, açorda, sopa de tomate, sopa de cação, carne de porco à alentejana são alguns dos sabores que fazem crescer água na boca. Os enchidos resultantes da matança do porco também são muito apreciados.

Maria Alice Capucho, 8ºF
David Sezões, 8ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário